top of page

Alece celebra legado e história do Sinepe-CE

Presidentes que marcaram a história do sindicato são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará


O deputado Guilherme Sampaio e a presidente do Sinepe-CE, Graça Bringel, acompanhados por Ada Pimentel (presidente do CEE), Emanuelle Grace Kelly (Seduc) e Fátima Maria Garcia Lima (CME Fortaleza)

Em comemoração aos 80 anos de fundação do Sinepe-CE, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou no dia 1º de setembro uma sessão solene que teve como destaque a homenagem aos educadores que ocuparam a presidência da entidade ao longo de sua história e à sua atual presidente, Profª Graça Bringel. Com a presença de autoridades da área educacional do estado, diretores e representantes de instituições de ensino, além de familiares dos homenageados, a solenidade foi realizada no Plenário 13 de Maio, por requerimento do deputado Guilherme Sampaio. O parlamentar, educador e defensor da causa da educação em sua trajetória política, também recebeu homenagem, com a entrega do selo “Mérito Educacional” pela presidente Graça Bringel.


“Celebramos hoje uma história que constitui patrimônio da educação do Ceará”, afirmou Guilherme Sampaio em referência aos 80 anos do Sinepe-CE. “Devo boa parte da minha formação à minha experiência como diretor de escola”, relembrou o parlamentar, destacando que sua convivência com educadores foi responsável pelos “melhores aprendizados que carrego como homem público”.


O deputado destacou ainda a relevância do setor da livre iniciativa para a educação no estado, sendo responsável por 17,5% dos alunos matriculados na educação básica do Ceará e 62% das matrículas no ensino superior estadual. O setor, em todo o país, gera 1,5 milhão de empregos e, na avaliação do parlamentar, é importante para garantir a diversidade de projetos pedagógicos e a pluralidade de propostas para a sociedade.


A presidente do Sinepe-CE, Graça Bringel, agradeceu a homenagem da Alece aos educadores que a entidade representa. “Para mim, o simbolismo da ocasião se reveste de um sentimento ainda mais especial, por caber a mim ser presidente desta entidade em um marco tão importante da sua história”, disse. Enaltecendo a trajetória de todos os dirigentes que passaram pela entidade, uma das primeiras a representar o setor educacional no Brasil. Segundo a presidente, os educadores que a antecederam no cargo deixaram um legado importante para a categoria e para a educação cearense.


Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE, enalteceu o legado que os presidentes da entidade deixaram para a categoria e para a educação cearense ao longo de oito décadas

Já a vice-presidente do Sinepe-CE, Andréa Nogueira, homenageou o trabalho de todos os funcionários do sindicato, que também receberam a placa comemorativa dos 80 Anos da entidade. “Faço um agradecimento a essa grande equipe, muitos há mais de 20 anos na casa”, salientou.


A mesa da sessão solene contou com a presença da presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel; da secretária-executiva de Cooperação com Municípios da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Emanuelle Grace Kelly; e da representante do Conselho da Educação de Fortaleza, Fátima Maria Garcia Lima.


Assista a seguir o vídeo com principais momentos da sessão solene no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará:






bottom of page