top of page

Amábile Pacios é nova presidente da Câmara de Educação Básica

Educadora, que também é presidente em exercício da Fenep, terá mandato de um ano, podendo ser renovado por igual período


Amábile Pacios: um olhar da rede privada em benefício da educação no país

Amábile Pacios, presidente em exercício da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), assumiu a presidência da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). O CNE é um órgão colegiado ligado ao Ministério da Educação que tem como função apoiar na elaboração das políticas educacionais e de diretrizes de ensino a serem seguidas por estados e municípios. Amábile tem o mandato de um ano à frente da Câmara de Educação Básica, podendo ser reconduzida ao cargo por mais um.


Em declaração dada ao site da Fenep, a educadora destaca que em seu mandato a câmara seguirá discutindo temas importantes para a educação brasileira, tais como o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a BNCC, as avaliações em larga escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o novo Ensino Médio. “Vamos contribuir com discussões para melhorar a qualidade da educação pública, mas também traremos um olhar da rede privada, com o intuito de também qualificar a prestação de serviço desse segmento, já que é uma área que conhecemos bastante”, afirma.


Segundo Amábile, é preciso fazer um diagnóstico nesse momento pós-pandemia para identificar os reais impactos na aprendizagem e buscar estratégias para ajudar na recuperação desses alunos. A educadora ressalta que o CNE foi importante para ajudar as instituições no período da pandemia, orientando sobre as aulas online, realizando os ajustes necessários nas questões trabalhistas, mas não houve como impedir os déficits na aprendizagem, em função dos dois anos de aulas remotas.


Comments


bottom of page