top of page

Campeãs em aprovação no ITA debatem sobre unidade no CE

Impactos da presença do Instituto Tecnológico de Aeronáutica no Ceará será tema de painel durante o XX Seminário de Educação - EduSummit reunindo escolas líderes em aprovação


Base Aérea de Fortaleza: local onde deve ser instalada a nova unidade do ITA no Ceará

Os diretores das escolas com maior número de aprovados no vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) estarão reunidos no XX Seminário de Educação | Edu Summit, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro de 2023, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, para debater os impactos da abertura de uma nova sede do instituto na capital cearense.


O painel, programado para o segundo dia do evento, vai abordar os aspectos ligados à presença da prestigiada instituição em diversos setores no estado, como economia, educação, produção científica e geração de emprego. É esperado que o equipamento seja um vetor de transformação em várias áreas no Ceará, dada a sua relevância nos setores em que atua. Os diretores também vão compartilhar um retrospecto sobre a educação cearense e seus resultados em olimpíadas internacionais e vestibulares de alta concorrência. Participam do painel os dirigentes Tales de Sá Cavalcante (Organização Educacional Farias Brito), Nazareno Oliveira (Colégio Master) e José Rocha (Colégio Christus e Unichristus), além de Chico Sampaio, um dos pioneiros na formação de turmas de preparação para o ITA no Ceará, e Graça Bringel, dirigente do Colégio Dáulia Bringel e presidente do Sinepe-CE (Sindicato dos Estabelecimentos da Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará).


O vestibular do ITA é considerado o mais concorrido do Brasil e Fortaleza ganha destaque

no certame. De acordo com levantamento do próprio instituto, nos vestibulares realizados

entre os anos de 2012 e 2022, estudantes de Fortaleza ocuparam 543 das 1478 vagas

disponíveis. Só neste ano de 2023, mais de 40% das vagas foram ocupadas por candidatos de Fortaleza. A criação de uma nova sede do instituto no Ceará foi confirmada no dia 1º de setembro, durante visita do presidente da República ao Ceará.


“O Ceará tem uma grande vocação para a educação. O ITA vem para o nosso estado por merecimento, fruto de um trabalho meticuloso e da dedicação de nossos educadores e instituições. Estando no Ceará, é uma oportunidade ao alcance de muitos, talentos que antes iam para São Paulo e não voltavam mais”, diz a professora Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE.


“É de extrema importância debater com a sociedade educacional o impacto que a chegada

do ITA ao Ceará irá trazer, assim como escutar e compartilhar informações com gestores

educacionais de grandes instituições de ensino do Estado que são verdadeiros cases de

sucesso em aprovações. Será um momento muito enriquecedor e de grande impacto para

todos os presentes”, afirma Venâncio Freitas, CEO da kedu.


O XX Seminário de Educação | Edu Summit é o maior congresso de educação do Norte e

Nordeste, com realização do Sinepe-CE e da kedu. Seu objetivo é oferecer uma ampla gama de atividades, conteúdos e formações para gestores de instituições de ensino e qualquer indivíduo ou empresa que tenha interesse em participar da construção de novos caminhos para a educação no Brasil.


Além dos painéis de discussão, acontecerão palestras, programação cultural e a sala

exclusiva de matrículas, lugar destinado para rodas de conversas voltadas para gestão

educacional e estratégias de crescimento escolar. A edição 2023 do Edu Summit contará, ainda, com palestras de grandes referências nacionais, entre elas Monja Coen, Fabrício Carpinejar e Marcelo Paz.






bottom of page