top of page

Sinepe-CE empossa nova diretoria para o biênio 2024-2026

Em noite de celebração pela atuação da entidade como referência nacional, com a participação de educadores e autoridades, a professora Graça Bringel foi reconduzida à presidência por mais dois anos



Diretoria do Sinepe-CE
Diretoria do Sinepe-CE para o biênio 2024-2026


O Sinepe-CE deu posse a sua nova diretoria para o biênio 2024-2026 em solenidade no dia 30 de abril, em Fortaleza. À frente da instituição está a professora Graça Bringel, reconduzida como presidente para o segundo mandato, tendo como vice-presidente a advogada e educadora Andrea Nogueira Sales.


Em seu discurso de posse, a presidente Graça Bringel falou da responsabilidade e dos desafios de representar uma instituição e um setor tão importantes para o avanço da sociedade e o desenvolvimento do estado. "Precisamos seguir sempre como uma instituição forte e atuante - reunindo esforços e construindo pontes -, empunhando a bandeira de que só por meio da educação podemos minimizar as desigualdades sociais e formarmos cidadãos pensantes e produtivos", afirmou. "É com essa convicção que nos preparamos para o próximo biênio. Com a certeza de que, juntos, podemos superar os desafios e continuar a fazer a diferença na vida de nossos alunos e na sociedade. A educação é a chave para um futuro melhor e, como educadores, temos a responsabilidade e o privilégio de moldar esse futuro", disse a presidente.



"Juntos, podemos superar os desafios e continuar a fazer a diferença na vida de nossos alunos e na sociedade. A educação é a chave para um futuro melhor e, como educadores, temos a responsabilidade e o privilégio de moldar esse futuro" Profa. Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE

Presente no evento, a presidente da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação) e vice-presidente da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), Amábile Pacios, agradeceu a "irmandade do Sinepe-CE com a federação" e destacou o histórico de educadores cearenses em sua contribuição para a educação brasileira, citando referências como Edgar Linhares, Izolda Cela e o ministro Camilo Santana. "Tudo o que vocês fazem aqui reverbera em todo o país", disse Amábile Pacios.


Representando o Governo do Estado do Ceará, o assessor para assuntos municipais Artur Bruno, também educador, citou a frase do filósofo Immanuel Kant: "o ser humano nada mais é do que aquilo que a educação faz dele", para enaltecer a dignificante tarefa dos educadores e dos dirigentes de uma instituição como o Sinepe. "A minha vida toda foi em escola de livre iniciativa. Estou fazendo 45 anos de magistério e tive oportunidade também de me tornar diretor e sócio de uma grande escola. Convivemos muito, todos nós, com essa realidade da escola de livre iniciativa, que é uma escola inovadora, que está sempre se modernizando, trazendo novas tecnologias. Portanto, quero parabenizar esta categoria que tem dado tanto para o estado do Ceará, onde a escola pública e a escola de livre iniciativa são referências nacionais", declarou Artur Bruno.


A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-CE), Ada Pimentel, citou a maturidade dada ao Sinepe-CE por seus 80 anos de atuação, como uma referência no Brasil. "Essa maturidade é demonstrada por sua atuação no estado do Ceará e sua interação com os Sinepes do Brasil. Quando a escola de livre iniciativa encontra seu espaço de atuação, junto com a rede pública, ela se torna também uma referência, um contraponto, um complemento, para que o ensino aconteça e se comprometa com a aprendizagem de nossos jovens, crianças e adultos. E o Sinepe é uma referência no Ceará e no Brasil", afirmou a presidente do CEE-CE.



Gestão Inclusiva


Batizada de “Gestão Inclusiva & Participativa”, a atuação da atual diretoria foi marcada no primeiro mandato por um olhar sensível voltado para a inclusão e a união do setor, focando principalmente no apoio às pequenas escolas que enfrentam desafios para se manterem em atividade. Esse importante suporte às instituições de ensino têm se consolidado na forma de capacitação; atualização pedagógica; consultoria; assessoria administrativa, jurídica e pedagógica; além da realização de eventos com temas voltados às necessidades da atividade escolar.  


Outra frente de atuação da gestão, em defesa da educação de qualidade no estado do Ceará, tem sido a interlocução e busca de parcerias com outras entidades, representantes do poder público e órgãos governamentais. Como exemplo disso, o sindicato apoia e participa ativamente de campanhas de responsabilidade social em parceria com o Ministério Público d0 Estado do Ceará -  sobre temas como prevenção ao suicídio, combate à violência, saúde emocional, inclusão de alunos. 


De grande relevância para nossa sociedade, essa temática também tem merecido atenção em eventos do próprio sindicato, como seminários e ciclos de palestras reunindo educadores e especialistas. Vale destacar, ainda, a realização do EduSummit, o maior evento de educação do Norte e Nordeste, que reúne em Fortaleza grandes nomes da área educacional em âmbito nacional, numa parceria do Sinepe-CE e a Kedu - cuja segunda edição está confirmada para setembro deste ano. 


Hoje, o Sinepe-CE congrega uma grande quantidade de associados dos mais diversos níveis de ensino - da educação infantil à universidade. A entidade consolida sua base representativa no estado atuando através de diversas câmaras de ensino e escritórios regionais instalados em municípios estratégicos do Ceará.


Veja a seguir alguns flashes do evento (clique na foto para ampliar):











Posts recentes

Ver tudo

Formação em homenagem às mulheres é adiada

Condições climáticas adversas na região impossibilitam a realização no dia previsto (15/3). Evento acontecerá em nova data ainda a ser divulgada Devido às condições climáticas adversas e às chuvas int

Commenti


I commenti sono stati disattivati.
bottom of page