top of page

Tales de Sá Cavalcante assume presidência da ACL

Educador fala em promover função pedagógica da entidade como contribuição ao desenvolvimento do ensino brasileiro


Tales de Sá Cavalcante acompanhado do grupo de educadores do Sinepe-CE durante cerimônia de posse


O educador Tales de Sá Cavalcante, diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito, é o novo presidente da Academia Cearense de Letras (ACL). A solenidade de posse aconteceu no dia 24 de janeiro, no Palácio da Luz, na sede da ACL, em Fortaleza.


Tales de Sá Cavalcante é membro da Academia desde abril de 2019, ocupando a cadeira de número 9, cujo patrono é Fausto Barreto. Na presidência, o educador assume o lugar do ex-governador Lúcio Alcântara, que comandou a entidade nos anos de 2021 e 2022. Em seu discurso na solenidade de posse, Tales de Sá exaltou as gerações de acadêmicos da ACL e o cenário cultural e artístico do Ceará, citando vários autores cearenses.


Em declaração dada à imprensa, o novo presidente da ACL manifestou sua intenção de tornar a entidade mais aberta para o estado e o mundo, além de promover "uma função pedagógica no sentido de desenvolver, cada vez mais, o ensino brasileiro".


Tales de Sá Cavalcante também é membro da Academia Cearense de Matemática, da Academia Cearense de Cultura, da Academia Cearense de Retórica e da Academia Fortalezense de Letras, além de membro honorário fundador da Academia Cearense de Engenharia. A ACL tem o destaque de ser a mais antiga das academias de letras do Brasil, fundada em 1894, três anos antes da fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Comments


bottom of page