Educador fala em promover função pedagógica da entidade como contribuição ao desenvolvimento do ensino brasileiro
O educador Tales de Sá Cavalcante, diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito, é o novo presidente da Academia Cearense de Letras (ACL). A solenidade de posse aconteceu no dia 24 de janeiro, no Palácio da Luz, na sede da ACL, em Fortaleza.
Tales de Sá Cavalcante é membro da Academia desde abril de 2019, ocupando a cadeira de número 9, cujo patrono é Fausto Barreto. Na presidência, o educador assume o lugar do ex-governador Lúcio Alcântara, que comandou a entidade nos anos de 2021 e 2022. Em seu discurso na solenidade de posse, Tales de Sá exaltou as gerações de acadêmicos da ACL e o cenário cultural e artístico do Ceará, citando vários autores cearenses.
Em declaração dada à imprensa, o novo presidente da ACL manifestou sua intenção de tornar a entidade mais aberta para o estado e o mundo, além de promover "uma função pedagógica no sentido de desenvolver, cada vez mais, o ensino brasileiro".
Tales de Sá Cavalcante também é membro da Academia Cearense de Matemática, da Academia Cearense de Cultura, da Academia Cearense de Retórica e da Academia Fortalezense de Letras, além de membro honorário fundador da Academia Cearense de Engenharia. A ACL tem o destaque de ser a mais antiga das academias de letras do Brasil, fundada em 1894, três anos antes da fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Comments