top of page

Personalidades Educacionais de 2024 recebem homenagem

Homenageados receberam a Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez, que destaca os exemplos de vida e talento profissional voltados para a área educacional



Diretoria do Sinepe-CE
Diretoria do Sinepe-CE ao lado dos homenageados da noite: Amália Simonetti, José Rocha e Elizabeth Maria Almeida

A vocação, o talento e a dedicação voltados à causa da educação no Ceará são celebrados anualmente com a tradicional homenagem do Sinepe-CE às “personalidades educacionais”, que recebem a Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez. A entrega da maior honraria da educação cearense tem como objetivo enaltecer o trabalho de cidadãos que prestaram relevantes serviços nesta área, sendo merecedores do reconhecimento da comunidade educacional cearense. Neste ano, os eleitos foram Amália Simonetti, diretora do Colégio Espaço Vida; Elizabeth Maria Almeida de Oliveira, procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público do Ceará; e José Lima de Carvalho Rocha, reitor da Unichristus e diretor do Colégio Christus. A solenidade de premiação foi realizada na noite do dia 19 de novembro, na sede do Sinepe-CE, em Fortaleza.


A Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez foi criada pelo Sinepe-CE em 1975. Ao longo de sua história, mais de 50 personalidades já foram agraciadas com esta honraria. A comenda é também uma homenagem ao educador Edilson Brasil Soárez, fundador do Colégio 7 de Setembro, cujo legado também inclui a fundação do Sinepe-CE e a instituição da Semana da Pátria no Ceará. A medalha, que leva o nome deste ilustre educador, é forjada em aço polido e banhada em ouro 18 kilates.


“É por meio do trabalho incansável e da visão de educadores como os que homenageamos hoje, que conseguimos iluminar os caminhos do futuro. As histórias de vida dos homenageados com esta comenda são fonte de inspiração para todos nós, mostrando que a educação é capaz de transformar vidas e construir um futuro mais justo e igualitário”, afirmou a presidente do Sinepe-CE, Graça Bringel, no discurso em que deu abertura à solenidade.



"As histórias de vida dos homenageados com esta comenda são fonte de inspiração para todos nós, mostrando que a educação é capaz de transformar vidas e construir um futuro mais justo e igualitário" Profa. Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE

Amália Simonetti, agradecendo pelo recebimento da comenda, relembrou um pouco de sua trajetória e seu trabalho em prol da alfabetização no Ceará - atuando na criação do Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa), um trabalho que inspirou o surgimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A educadora destacou a importância da educação em transformar vidas e revelou seu novo projeto focado na “alfabetização científica”.


Ao receber a Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez, José Rocha compartilhou com os presentes as lembranças do início de sua jornada na educação, tendo como inspiração o trabalho de seus pais, educadores, de quem herdou também sua ligação com o Sinepe-CE, entidade da qual também se tornou presidente. “Sempre me preocupei com a defesa da livre iniciativa em educação, de uma escola com qualidade. Nós não podemos deixar de trabalhar com qualidade. Temos que contribuir para o crescimento de nossa cidade, nosso estado, sempre integrados com órgãos governamentais, com a legislação, sempre focados nessa qualidade”, afirmou.


Parafraseando a escritora Cecília Meireles, a procuradora Elizabeth Maria Almeida de Oliveira destacou que a educação é uma das coisas em que acredita de maneira inabalável. “Acredito em uma educação para todos, que seja alicerçada no respeito às diversidades e na verdadeira inclusão de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional”, disse a homenageada. “Reitero a necessidade de trabalharmos firmemente no modelo de educação integral. A educação que tem como princípios a equidade, a inclusão, a contemporaneidade, a sustentabilidade, visando a promoção do desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Estudantes pelos quais não podemos perder a esperança, pois amanhã eles estarão aqui fazendo a diferença e continuando o nosso legado”, acrescentou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público.



PERFIL DOS HOMENAGEADOS

Amália Simonetti, diretora do Colégio Espaço Vida

É uma referência na educação, unindo formação de educadores e desenvolvimento de materiais didáticos com uma visão inovadora sobre alfabetização. Sua abordagem lúdica conecta a linguagem ao mundo da criança e transforma a aprendizagem em uma experiência rica e significativa. É inspirador perceber o impacto do seu trabalho para a educação, promovendo um futuro mais inclusivo para as novas gerações.


Elizabeth Maria Almeida de Oliveira, procuradora de Justiça, coordenadora do CAOEDUC-MPCE

Com profundo senso de justiça, conquistou o respeito e admiração dos seus pares e da sociedade. Seu compromisso com a educação e sua luta pela garantia dos direitos educacionais são fontes de inspiração e exemplo de dedicação para todos.


José Lima de Carvalho Rocha, reitor da Unichristus, diretor do Colégio Christus

Com uma atuação incansável em prol da educação e da saúde, elementos essenciais para o progresso de uma sociedade, José Rocha tem como marcas indeléveis de sua trajetória o compromisso com a excelência para a formação de cidadãos que contribuam para o bem da sociedade.


Veja a seguir alguns flashes do evento (clique na foto para ampliar):











Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page