top of page

Sinepe-CE premia personalidades educacionais de 2023

Homenageados receberão a Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez, a maior honraria da educação cearense


Fachada da Faculdade de Direito da UFC
A comenda outorgada pelo Sinepe-CE leva o nome do educador Edilson Brasil Soárez, um dos fundadores da entidade


A vocação, o talento e a dedicação voltados à causa da educação no Ceará são celebrados anualmente com a tradicional homenagem do Sinepe-CE às “personalidades educacionais”, que recebem a Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez. A entrega da maior honraria da educação cearense tem como objetivo enaltecer o trabalho de cidadãos que prestaram relevantes serviços nesta área, sendo merecedores do reconhecimento da comunidade educacional cearense. Neste ano, os eleitos foram Alexandre Carlos Ferreira Lima, diretor da Rede de Ensino Agnus, Francisco Nazareno de Oliveira, diretor do Colégio Master, e o deputado federal Moses Haendel Rodrigues, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A solenidade de premiação acontece na noite do dia 23 de novembro, no Senac Reference, em Fortaleza.


Além das personalidades agraciadas, também será homenageado neste ano o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), que receberá o Selo Mérito Educacional. A distinção reconhece o compromisso do CEE em zelar pela qualidade do ensino no estado do Ceará. Este esforço repercute diretamente nos excelentes resultados alcançados pelas escolas cearenses, públicas e particulares. “Será uma noite de celebração pelo que temos colhido de melhor em nome da educação de qualidade e excelência, com o reconhecimento de histórias de vida e muito trabalho dedicados a esta nobre causa, tão importante para o desenvolvimento de nosso estado”, afirma a Profª Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE.


A Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez foi criada pelo sindicato em 1975. Ao longo de sua história, mais de 60 personalidades já foram agraciadas com esta que é a maior honraria da educação cearense. A comenda é também uma homenagem ao educador Edilson Brasil Soárez, fundador do Colégio 7 de Setembro, cujo legado também inclui a fundação do Sinepe-CE e a instituição da Semana da Pátria no Ceará. A medalha, que leva o nome deste ilustre educador, é forjada em aço polido e banhada em ouro 18 kilates e é acompanhada pelo certificado outorgado pelo Sinepe-CE.



"Será uma noite de celebração pelo que temos colhido de melhor em nome da educação de qualidade e excelência, com o reconhecimento de histórias de vida e muito trabalho dedicados a esta nobre causa, tão importante para o desenvolvimento do nosso estado" Profª Graça Bringel - Presidente do Sinepe-CE

PERFIL DOS HOMENAGEADOS


Alexandre Lima - Diretor da Rede de Ensino Agnus

Pedagogo, mestre em educação e doutor honoris causa em educação pela Faculdade Maranhense, Alexandre Carlos Ferreira Lima é um educador com uma postura pedagógica única e visionária, com uma sensibilidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Foi professor nos colégios Santa Cecília, Santo Inácio e Marista Cearense; coordenador e supervisor nos colégios Santa Maria Goretti e Santo Tomás de Aquino. Também exerceu o cargo de diretor nos colégios Lourenço Filho, Nossa Senhora de Lourdes, Rosa Gattorno, Geo Dunas e Agnus. É fundador da Rede de Ensino Agnus e da Associação das Escolas de Fortaleza. Em sintonia com sua atuação como educador sensível às questões sociais, Alexandre Lima também é engajado em trabalho social, especialmente em projetos realizados na Praça Jardim América e na Pajuçara (Projeto de Alfabetização com Capoeira), na Grande Fortaleza.



Nazareno Oliveira - Diretor do Colégio Master

Foi em seu período de universidade, durante a graduação em Medicina, que Francisco Nazareno de Oliveira descobriu a paixão pela docência e decidiu dedicar-se exclusivamente às salas de aula. Logo percebeu sua grande desenvoltura para lecionar, ofício através do qual notabilizou-se na cidade de Fortaleza, pela empatia e pela forma dinâmica de ensinar Química. Realizado em sua vocação profissional, acumula mais de 45 anos dedicados à formação de crianças e jovens, tanto como professor, quanto como gestor escolar. Lecionou em diversas escolas, dentre as quais os Colégios 7 de Setembro, Farias Brito, Imaculada Conceição, Batista, Lourenço Filho, Master, Marista Cearense, Geo e Equipe. Das salas de aula, sua paixão pela educação se expandiu para a gestão educacional, atuando como coordenador, supervisor e diretor da Rede Geo de Ensino, com unidades em várias cidades do Ceará e de outros estados do Nordeste. Atualmente, é o diretor geral do Colégio Master (sedes Bezerra e Sul, em Fortaleza, e sede Natal, no Rio Grande do Norte), com forte senso de empreendedorismo educacional e firme propósito de formar cidadãos academicamente preparados, com afetividade, protagonismo, ética e responsabilidade.



Moses Rodrigues - Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Natural de Sobral, filho de educadores, Moses Haendel Melo Rodrigues herdou do pai a vocação pelo saber, conhecimento e estudo. Em sua história de vida, a educação sempre foi utilizada como um instrumento transformador e de ascensão. Logo em sua carreira acadêmica, Moses destacou ao concluir três graduações, formando-se em Administração, História e Geografia. Depois, tornou-se especialista em Psicopedagogia e doutor em Gestão, pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal. Pensando no bem-estar e no cuidado da população, Moses Rodrigues decidiu ingressar na política. Em 2014, ele foi eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal. Na Câmara, Moses já foi se destacando logo no início, tendo sido selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos, como um dos líderes políticos mais promissores do Brasil, para participar naquele país do seminário “Young Political Leaders” (Jovens Líderes Políticos). O trabalho comprometido e responsável refletiu em mais duas eleições vitoriosas, em 2018 e 2022. Em 2023, foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara, assumindo a condução dos principais projetos educacionais do país, em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais, direito à educação e recursos para o setor. Sua articulação tem resultado em significativos avanços para a educação, especialmente ao ensino superior.


SOBRE O SINEPE-CE

O Sinepe-CE (Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará) comemora neste ano de 2023 seus 80 anos de fundação, sendo uma das primeiras entidades representantes da educação de livre iniciativa no Brasil. Hoje, tendo como presidente a Profª Graça Bringel, o Sinepe-CE congrega instituições de ensino da educação básica, ensino superior, escolas de idiomas, educação de jovens e adultos, técnico-profissionalizantes e cursos livres. Abraçando uma grande quantidade de associados dos mais diversos níveis de ensino - da educação infantil à universidade -, o Sinepe-CE conta com câmaras de ensino voltadas para as instituições que compõem cada um desses níveis e com 12 escritórios regionais, instalados em municípios estratégicos do Ceará.

Em suas oito décadas de existência, o Sinepe-CE vem construindo um legado de lutas e conquistas pela qualidade da educação, alcançadas não somente no âmbito estadual, mas em nível nacional. A entidade divide este legado com seus associados. A estas instituições se deve parte do reconhecimento na área educacional que o Ceará hoje tem em todo o país, através do sucesso de seus alunos e ex-alunos nas mais diversas esferas do conhecimento – podendo ser citado como exemplo o alto índice de aprovação de cearenses nos vestibulares mais concorridos do país, além das olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais.




SERVIÇO

Evento “Personalidades Educacionais 2023” - Sinepe-CE

Data: 23 de novembro de 2023, às 19h30

Local: Senac Reference (Av. Des. Moreira 1301 - Aldeota - Fortaleza)

Realização: Sinepe-CE

Mais informações: Tel (85) 4012-0800

bottom of page